PRONATEC 2014 – EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL

PRONATEC 2014
Com o objetivo de expandir a oferta de cursos de educação técnica e profissional para todas as regiões do brasil, o Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Secretaria da Educação Profissional e tecnologia, criaram em 2011 o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Conforme previsto na lei nº 12.513/2011 o programa tem o objetivo a democratização, expansão e interiorização da oferta de cursos de educação profissional, tecnológico, presencial e de formação inicial e qualificada.

PRONATEC 2014Além de contribuir na melhoria do ensino juntamente com a educação profissional, possui a intenção de ampliar a rede de atendimento físico para cursos da educação tecnológica e profissional. Importante também ressaltar o papel de expansão das oportunidades de trabalho por meio de incremento da qualificação e formação de profissionais.

Educação Técnica e Profissional PRONATEC 2014

O PRONATEC além de seus projetos pilotos, ainda possui projetos subsidiários com a finalidade de alcançar um maior público alvo, como o Bolsa Formação que possui o mesmo propósito inicial mencionado, o Brasil profissionalizado que mantem a proposta de aumentar a oferta de ensino técnico nas escolas da rede pública de ensino, o FIES que oferece uma linha de crédito para alunos de baixa renda , o Rede e –tec que visa ampliar a oferta de cursos técnicos a distância diretamente ligado a escolas de ensino de educação profissional estadual ou federal.

PRONATEC 2014Os cursos públicos que são gratuitos que sempre possuem muita demanda também são atendidos pelo Pronatec, todo estudante que já terminou o ensino médio precisa estar ligado no site do Pronatec, acessar pela internet o endereço eletrônico www.pronatec.mec.gov.br, nesta página vai ter acesso ao calendário oficial para o ano de 2014, data de início das inscrições, cursos oferecidos por regiões. O CONAC ( Catálogo Nacional de Cursos Técnicos) é a comissão responsável e o CNE (Conselho Nacional de Educação) supervisiona.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe seu comentário

Desenvolvido com WordPress